ArtigosTécnologia da Informação

Cobit 5 – Modelo Corporativo para Governança e Gestão de TI




Nos dias atuais a informação tem se tornado primordial para as organizações e a tecnologia é outro fator de suma importância para o tratamento da informação, do inicio ao fim de sua vida útil.

Assim deste modo, cada vez mais as empresas se empenham para disponibilizar informações úteis e confiáveis, para tomada de decisão. Isso trará maior valor ao negócio, levando ao alcance de metas estipuladas pelas organizações.

Desta forma a governança tem ganhado destaque, e em organizações conceituadas, estas admitem que a área de TI é de suma importância para a sobrevivência das empresas e todos devem trabalhar juntos, para manter a TI inserida na governança e gestão.

E COBIT 5, vem justamente oferecer uma forma bem completa que irá auxiliar as corporações a alcançarem seus objetivos de gestão e governança. Assim contribui para criar valor e permitir que TI seja governada de forma global para toda a organização, levando em consideração os interesse internos e externos.

O COBIT 5 é comum para ser utilizado em qualquer tipo de organização independente de seu porte, sendo comerciais, públicas ou instituições sem fins lucrativos, por se basear em cinco princípios básicos:

• Atender as necessidades dos interessados,
• Abranger a organização como um todo,
• Aplicar um modelo único integrado,
• Possibilitar uma abordagem completa e
• Diferenciar a governança de gestão.

Onde governança garanta que os anseios das partes interessadas sejam avaliados de forma a determinar os objetivos de forma pré-acordada e equilibrada, definindo as prioridades nas ações e monitorando os resultados para comparação com os objetivos almejados.

Enquanto isso, gestão cuida do planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento das atividades de acordo com a direção definida pela governança com o intuito de obter os objetivos.

COBIT 5 esta baseado em mais de 15 anos de uso e aplicação prática por diversas organizações e usuários de negócios, TI, risco, segurança e garantia, onde contribuíram para o desenvolvimento do COBIT 5 necessidades de administrar TI de forma difundida, pois TI a muito tempo já é parte integrante do negócio, além disso, COBIT 5 permite que as partes interessadas digam o que esperam da tecnologia e quais as prioridades para chegar ao objetivo comum da organização.

Outro ponto interessante refere-se a manipulação da informação, que esta cada vez mais crescente, assim procura-se evidenciar uma informação relevante e confiável para uma correta tomada de decisão, e também oferecer um melhor controle sobre o imenso conjunto de soluções de TI.

Deste modo, COBIT 5 procura obter:

• Valor para organização com o uso correto de TI,
• Satisfação dos usuários do negócio com os serviços de TI,
• Cumprimento das leis, regulamentos, acordos e políticas internas e externas,
• Uma melhoria relacionada às necessidades e os objetivos de TI.

A forma a qual COBIT esta sendo desenhado lhe confere uma forma de documento vivo, pois os produtos e orientações que cobrem as necessidades das partes interessadas serão criados com base de conhecimento principal do COBIT 5 no decorrer do tempo, onde a forma mais recente de COBIT 5 é encontrada no site da ISACA .

Referencia Bibliográfica: Livro Cobit 5 (www.isaca.org/cobit)




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *