Multiplexagem de sinais –




Multiplexagem permite a transmissão de várias sessões de comunicação de dados (canais) em um mesmo enlace de comunicação. A multiplexagem (ou multiplexação) reduz o número de cabos ou fios requeridos para conectar vários canais. Os canais ou sessões são considerados ser uma comunicação de dados entre dois dispositivos: computador para computador, terminal para computador, etc.

Os dados são divididos em unidades com o mesmo tamanho e intercalados, sucessivamente, nos Intervalos de tempo de forma determinística ou não, ou em tamanhos variados e sequenciais em intervalos de frequência.

Entre os métodos de multiplexagem destacamos:

FDM
TDM
sTDM
WDM

mux_demux

Multiplexagem Analógica – FDM

FDM – Frequency Division Multiplexing ou multiplexagem pela divisão da frequência, desloca os canais em frequência, colocando-os lado a lado ao longo da faixa de frequência do enlace.

fdm

Multiplexagem Digital – TDM

TDM – Time Division Multiplexing ou multiplexagem pela divisão do tempo, trabalha com canais digitais, intercalando-os no tempo. O tempo é dividido em quadros e cada quadro contém uma sequência de bits com 1 bit de cada canal.

tdm

Multiplexagem Digital – sTDM

sTDM – Statistical Time Division Multiplexing ou multiplexagem pela divisão estatística do tempo, trabalha com canais digitais, intercalando-os no tempo. A diferença fundamental em relação ao TDM é que o sTDM possui flexibilidade no tamanho dos frames de dados bem como no intervalo de tempo. A capacidade de transmissão será utilizada apenas por entidades que possuam dados a serem transmitidos.

tdm

Multiplexagem Digital em Redes Ópticas – WDM

O TDM e o FDM são técnicas de multiplexagem de canais. No entanto, em sistemas ópticos, ele são empregados em etapas onde são ainda elétricos os sinais a serem transmitidos.

WDM – Wavelenght Division Multiplexing ou Multiplexagem pela divisão de comprimento de onda.

O WDM multiplexa “cores” (comprimentos de onda) de luz em uma única fibra óptica, utilizando várias fontes de vários comprimentos de onda.

wdm




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *